|
Apneia Obstrutiva do Sono

A Apneia Obstrutiva do Sono caracteriza-se por um colapso das vias aéreas superiores devido a obstrução por tecido mole e / ou tecido duro no espaço aéreo. Apresenta como sinais e sintomas o ronco, a interrupção da respiração de forma intermitente durante o sono, agitação ao dormir, sensação de sufocamento ao despertar, sonolência diurna excessiva, impotência sexual, dores de cabeça e irritabilidade.

Dentre os possíveis tratamentos indicados para a apneia têm-se o uso do CPAP (máscara facial), Ortodontia associada a cirurgia Ortognática, Aparelhos intra orais.

O tratamento conservador utilizando aparelhos intra bucais é indicado para pacientes roncadores ou diagnosticados portadores de apnéia suaves e moderadas, pacientes retrognatas (mandíbula pequena), pacientes não muito acima do peso, para pacientes resistentes ao tratamento cirúrgico ou para os que não aceitam.

Contudo, este tratamento é interdisciplinar, sendo muito importante o acompanhamento por um profissional médico capacitado e um dentista especialista no assunto para o êxito do tratamento. Tanto que, para isto, a Sociedade Brasileira do Sono (ABS) realizou uma avaliação, com o intuito de certificar profissionais da Odontologia em Medicina do Sono habilitados para executar o Tratamento do Ronco e Apneia com o uso de Aparelhos Intra orais. Esta medida adotada pela maior entidade de classe na área de Medicina do Sono no Brasil teve como objetivo principal orientar a população na busca por um profissional realmente habilitado, qualificado e capacitado, em tratar os Distúrbios do Sono.

Drª Irene Serafim – Cro 62520
Especialista e Certificada pela ABS em Odontologia do Sono


Avenida Italia, 1351 - Jardim das Nações - Taubaté/SP
CEP: 12.030-212 - Telefone: 12 3635.1262